GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL

DSpace Repository

A- A A+

GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL

Show full item record

Title: GESTÃO DE UM CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL
Author: Hornink, Gabriel Gerber; Silva, Luiz Eduardo da
Abstract: As possibilidades do mundo online, atreladas às mudanças socioculturais, potencializaram a criação de cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais, os cursos EAD e, nesse caminho, o governo federal do Brasil expandiu suas ações com a criação da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2005). No projeto da UAB, estabelecem-se parcerias entre o governo federal, universidades públicas e municípios (mantenedores dos polos presenciais). No âmbito das universidades, criaram-se centros, secretarias ou similares para gerir tais cursos (aspectos pedagógicos, tecnológicos e administrativos), conjuntamente à administração central, entretanto, é uma nova realidade de gestão, pouco estabelecida, que demanda novas formas de ver a gestão, os processos, a comunicação e o trabalho colaborativo entre os parceiros, demandando a definição clara dos procedimentos de gestão, além da escolha, sistematização e desenvolvimento de ferramentas digitais para gestão, adequados à realidade da UAB. Neste estudo de caso, percebeu-se ser possível utilizar ferramentas pré-existentes que, em princípio, não possuem caráter de gestão, entretanto, dado a polifonia destes, repensa-se seus usos em uma nova proposta que integre as informações, agilize os processos de envio e busca de dados e conecte os diversos envolvidos nos processos de forma transparente e eficiente.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131668
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-112.pdf 718.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar