Abstract:
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As possibilidades do mundo online, atreladas às mudanças socioculturais, potencializaram a criação de cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais, os cursos EAD e, nesse caminho, o governo federal do Brasil expandiu suas ações com a criação da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2005). No projeto da UAB, estabelecem-se parcerias entre o governo federal, universidades públicas e municípios (mantenedores dos polos presenciais). No âmbito das universidades, criaram-se centros, secretarias ou similares para gerir tais cursos (aspectos pedagógicos, tecnológicos e administrativos), conjuntamente à administração central, entretanto, é uma nova realidade de gestão, pouco estabelecida, que demanda novas formas de ver a gestão, os processos, a comunicação e o trabalho colaborativo entre os parceiros, demandando a definição clara dos procedimentos de gestão, além da escolha, sistematização e desenvolvimento de ferramentas digitais para gestão, adequados à realidade da UAB. Neste estudo de caso, percebeu-se ser possível utilizar ferramentas pré-existentes que, em princípio, não possuem caráter de gestão, entretanto, dado a polifonia destes, repensa-se seus usos em uma nova proposta que integre as informações, agilize os processos de envio e busca de dados e conecte os diversos envolvidos nos processos de forma transparente e eficiente. |