Abstract:
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O objetivo deste artigo consiste em analisar a relação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a comunidade do sul do Estado de Santa Catarina no processo implantação do Campus Araranguá a partir das categorias de análise pluralismo e bem comum definidos por Tenório et al. (2008), e também verificar os resultados alcançados com a implantação do Campus junto a comunidade do entorno. Este artigo caracterizou-se por um estudo de caso dentro de uma abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de pesquisa descritiva e bibliográfica. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com atores diretamente envolvidos no processo de discussão e implantação do Campus de Araranguá, divididos em Grupo A e Grupo B. Os dados coletados foram analisados e compreendidos por meio da aplicação da técnica de análise de conteúdo. Verificou-se a participação e inclusão de diferentes atores sociais no processo de implantação do Campus da UFSC, com destaque para a atuação ativa de representantes da sociedade civil organizada de Araranguá. Além da importância na formação das pessoas para o crescimento e desenvolvimento da cidade e demais municípios da região, constatou-se atuação da Universidade em parceria com as comunidades em projetos de pesquisa e extensão. |