Abstract:
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O Presente artigo tem por finalidade o exame de atuação do programa Permanecer SUS, enquanto projeto indissociável de ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, serão analisados os conceitos de ensino, pesquisa e extensão atrelados à Universidade. O programa consiste na metodologia ensino-aprendizagem cujo objetivo é melhorar o atendimento nas emergências dos hospitais de Salvador através da humanização proposta pela Política Nacional de Humanização (PNH), além de contribuir para uma formação interdisciplinar voltada para as necessidades da população. O programa permite que os estudantes de saúde realizem atividades de acolhimento nas unidades de emergências, maternidades e centros de referências do SUS na cidade de Salvador através de um estágio extracurricular, tendo como foco principal desenvolver a prática do acolhimento e esculta qualificada dos usuários. Utilizou-se a Etnografia Institucional como ferramenta de análise teórica metodológica. Os resultados demonstram que os estudantes do programa têm a oportunidade de entrar em contato com a realidade do Sistema Único de Saúde, observando e pondo em práticas os conhecimentos teóricos. Conclui-se que a universidade atua auxiliando na trajetória dos estudantes para que haja uma transformação social principalmente no âmbito da gestão. |