Abstract:
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Este artigo tem como objetivo verificar a influência dos fatores comportamentais na intenção e uso de tecnologias de informação e comunicação pelos docentes do curso de administração e ciências contábeis das universidades integrantes do Sistema ACAFE. Para atingir ao objetivo proposto utilizou-se uma pesquisa causal, quantitativa, descritiva, por meio de levantamento, com amostragem por conveniência. Como instrumento de coleta dos dados, utilizou-se um questionário baseado no modelo de Venkatesh et al. (2003), denominado Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia. Os resultados deste estudo apontaram que, de modo geral, os docentes apresentam expectativa, intenção e condições de uso positivas em relação ao uso de TICs no ensino. No entanto, observa-se que, na prática, utilizam pouca diversidade de tecnologia. Em relação às hipóteses, apenas uma, dentre as cinco levantadas no estudo, (as Condições Facilitadoras influenciam positivamente sobre o Comportamento de Uso) foi rejeitada. Verificou-se também, que a dimensão Intenção de Uso influencia em 93% e explica em 86% o Comportamento de Uso. |