Abstract:
|
O objetivo do estudo é identificar a percepção dos docentes sobre as interações dos alunos com os professores e instrutores no ensino presencial e a distância em uma instituição de ensino superior. A amostra é composta por 15 docentes que atuam ou já atuaram nas modalidades de ensino presencial e a distância. A metodologia caracteriza-se como descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Um questionário estruturado foi aplicado na Faculdade Cenecista de Osório/RS, em maio de 2014. Os resultados mostram que a maioria dos docentes têm idades entre 25 a 34 anos, são do gênero masculino, atuam a mais de 7 anos no ensino presencial e entre 1 a 2 anos, na modalidade EAD. Verificou-se que os docentes se sentem mais conectados com seus alunos no ambiente presencial. Conclui-se que, em sala de aula, a interação é positiva, porém depende da metodologia adotada, os alunos expressam melhor suas dúvidas e o contato visual engrandece a interação. No ambiente virtual, a interação ocorre na forma escrita, por meio de emails, fóruns de dúvidas e chats. Estas interações são mais complexas e formais. Além disso, o aluno do EAD, no Brasil, ainda está aprendendo a interagir com professores e com instrutores. |