Abstract:
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Num mercado de mudanças freqüentes, é cada vez mais necessário que as empresas busquem novas técnicas de planejamento para alcançar as metas estabelecidas na estratégia corporativa. Algumas ferramentas disponibilizam uma infinidade de dados e informações, que muitas vezes são analisados de maneira isolada e acabam levando a decisões unilaterais, afetando outros departamentos e comprometendo o resultado geral da empresa. Uma ferramenta que visa acabar com essas distorções de planejamento na organização é o "Planejamento de Vendas e Operações" ou S&OP (do inglês, Sales and Operations Planning). 0 objetivo desse trabalho é apresentar, através de um estudo de caso, um projeto de implementação desse processo em uma empresa multinacional do ramo da indústria de pescado. Para isso faz se necessário uma análise sobre o atual modelo de planejamento de vendas e produção da organização. O trabalho apresentado é de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. processo se desenvolve com a apresentação formal do modelo e seus objetivos diretoria e gerência da empresa. Todos os trabalhos são realizados através de equipes pré-selecionadas e treinadas, responsáveis pelo desenvolvimento dos relatórios gerenciais que permitem a discussão e aprovação dos planos comerciais e operacionais (produção e suprimentos), através da visualização objetiva das previsões de vendas, produção e estoque. Como resultado temos o equilíbrio dos planos através da visualização antecipada de restrições industriais e comerciais, redução dos estoques de matérias-primas e do nível de serviço ao cliente, expresso em pedido atendido na data prometida. |