Abstract:
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O presente estudo é uma pesquisa realizada com empreendedores proprietários de correspondentes do Banco BMG, que atuam na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Os objetivos desta pesquisa são identificar a importância e a utilização do Plano de Negócio para estes empreendedores, assim como, identificar aspectos do empreendedorismo neste grupo. Para fundamentar esta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico com os principais autores que abordam estes temas. A obtenção dos dados junto aos empreendedores ocorreu através da aplicação de questionários e os dados levantados referem-se aos aspectos sociais, ao empreendedorismo, ao Plano de Negócio e a empresa destes correspondentes. Para análise dos dados utilizou-se o método quantitativo. Ao final da pesquisa foi possível concluir que, no momento do presente estudo, para o grupo de empreendedores o Plano de Negócio não se apresenta como um fator determinante para o desenvolvimento e sucesso de suas empresas. Por outro lado, pode-se perceber algumas variáveis que estão relacionadas com a opção pela utilização ou não do Plano de Negócio neste grupo, bem como, o perfil empreendedor destes correspondentes. |