Abstract:
|
É indiscutível a importância dos programas de intercâmbio para almejar uma forma de diferencial no contexto do acadêmico e futuro profissional de administração unia vez que as melhores empresas buscam pessoas que vislumbrem maiores campos de atuação, visões de mercado globais e possuam um networking mais amplo, muitas vezes graças as viagens e contatos que não seriam prováveis se não fosse a possibilidade da realização de um intercâmbio estudantil. Portanto este trabalho tem como objetivo descrever quais contribuições dos programas de intercâmbio estudantil na formação dos acadêmicos do curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, no período compreendido entre 2004 e 2008. Para tanto foi realizada uma contextualização teórica sobre mobilidade acadêmica (contexto mundial, motivações da mobilidade acadêmica e das cooperações internacionais), ambiente de formação, competências, conhecimentos, habilidades, atitudes e o novo administrador. Quanto a metodologia empregada, foi categorizada quanto aos fins e aos meios. Quanto aos fins foi classificada como: descritiva, aplicada e estudo de campo. E quanto aos meios propôs-se: pesquisa de campo, documental, bibliográfica, ex-post facto e por meio da comunicação. 0 universo da pesquisa foi considerado os alunos que participaram da disciplina CAD 5000 — Programas de Intercâmbio do Departamento de Ciências da Administração. Os dados foram coletados através de questionário online com a participação de 33 alunos, tabulados e analisados. A partir da análise, foi-se levantado alguns pontos problemáticos e realizado um plano de ação para com os mesmos. E por fim, espera-se que a partir deste trabalho, os estudantes e os demais envolvidos com o curso de Ciências Administração da Universidade Federal de Santa Catarina e a Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais possam desenvolver instrumentos para uma melhoria continua dos programas de intercâmbio, dando continuidade, assim, as trocas ocorridas no âmbito acadêmico. |