Abstract:
|
Esta pesquisa teve por objetivo elaborar um plano de marketing para a empresa M N Huntemann Ltda. EPP, projetando o exercício de 2009. A fundamentação teórica apresenta teorias relacionadas à Administração de Marketing, como conceitos, a definição do composto de marketing e seus componentes, a de finição de planejamento estratégico, modelos de estruturação de plano de marketing e o modelo utilizado no estudo: sumário executivo, análise dos ambientes, análise SWOT, metas e objetivos de marketing, as estratégias de marketing, implementação e avaliação e controle. Este estudo foi realizado no período compreendido entre agosto a novembro de 2008. Esta pesquisa utilizou duas abordagens para análise e interpretação dos dados: a abordagem qualitativa e a quantitativa. As fontes de informação foram obtidas por intermédio da pesquisa de campo, através da observação direta da realidade in loco, e na pesquisa bibliográfica. Quanto aos objetivos, esta pesquisa se caracteriza como `Exploratória' e 'Descritiva'.O método de 'estudo de caso' foi empregado na análise qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a 'Entrevista' semi-estruturada e um questionário do tipo Padronizado com perguntas fechadas para a caracterização do ambiente do consumidor. Foram entrevistados 77 clientes. 0 estudo obteve informações para estabelecer a missão, visão e objetivos da empresa pesquisada. No composto de marketing e seus recursos, foram identificadas como força as baixas dividas que a organização possui, o histórico gerencial da gestora e seus resultados positivos no inicio de suas operações comerciais. Identificadas como fraquezas estão o nome, os altos custos que um shopping possui e o pequeno capital de giro atual da organização. A análise externa revelou a forte concorrência do ambiente onde a empresa está inserida, as promoções agressivas dos concorrentes e as altíssimas cargas tributárias impostas aos pequenos empresários. Após a análise, o estudo propôs ações para transformar fraquezas em forças e ameaças em oportunidades: ações de divulgação são para que a empresa fortaleça seu nome no mercado e aumente sua carteira de clientes; a utilização da ferramenta pós-venda como forma de criar um elo entre a empresa e seu cliente, além de obter o feedback do cliente e também seu prestigio. Após a realização prática das ações propostas nesse plano de marketing, sugere-se a realização de uma pesquisa de satisfação dos clientes para analisar seu ponto de vista sobre a empresa, bem como análises do faturamento para perceber mudanças ou ado quanto às estratégias de vendas. Concluiu-se que este estudo teve todos os seus objetivos alcançados. |