Abstract:
|
O artigo tem por objetivo mostrar como o Balanced Scorecard (BSC), enquanto ferramenta de gestão, adotado por uma Instituição de Ensino Superior (IES), contribuiu para novos discursos e novas práticas de gestão e para o desenvolvimento sistêmico nos eixos: identidade da IES; ferramentas de gestão e qualidade de vida na organização. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso de abordagem qualitativa, de uma IES Comunitária do Sul do Brasil. Os participantes do estudo foram 36 gestores e 126 professores e funcionários. A coleta de dados foi realizada através de: análise documental; questionário e oficinas. Os resultados parciais trazem quatro afirmações: o BSC apresenta-se como dispositivo mobilizador de novos discursos e práticas de gestão; a profissionalização da gestão como elemento da Identidade Institucional; as ferramentas de gestão favorecem os processos de profissionalização da IES e por fim a Qualidade de Vida no Trabalho transita entre o saber e o cuidado com as pessoas. Enfim, os resultados no levam a afirmar a ferramenta BSC como dispositivo favorável à profissionalização da gestão da IES em análise. |