Universidade Renner: um estudo de caso

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Title: Universidade Renner: um estudo de caso
Author: Limas, Denise Comparsi
Abstract: Este estudo foi desenvolvido visando verificar se a Universidade Renner (UR) esta estruturada de acordo com os pressupostos de uma universidade corporativa. Para responder o problema foram traçados três objetivos específicos: identificar os objetivos almejados pela empresa com o desenvolvimento da UR; descrever a universidade corporativa (UC) das Lojas Renner, histórico, abrangência e tecnologia de suporte; e descrever o modelo pedagógico e o modo de mensuração de resultados. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre treinamento e desenvolvimento (T&D), a sociedade da informação, a gestão do conhecimento, o conceito de competências, e enfim, sobre o surgimento das UCs neste novo contexto, diferenciando a área de T&D e a UC Utilizando como base os conceitos pesquisados, partiu-se para a aplicação da pesquisa, classificada como qualitativa, descritiva em forma de estudo de caso. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas com colaboradores do departamento de recursos humanos com responsabilidade na UR e análise de documentos da empresa. Após a análise das informações levantadas, constatou-se que todos os objetivos foram alcançados. A UR foi desenvolvida para atuar pela perspectiva de Educação Corporativa, oferecendo aprendizado continuo para cargos de liderança em busca de resultados empresariais, alinhada aos objetivos estratégicos da organização. Dentre seus objetivos destacam-se ser permanente foco de disseminação da cultura Renner, melhorar o nível de competências das lideranças, assim como os resultados da empresa, prestar serviços com custo e qualidade acima da média, motivar e reter talentos, ser um pólo de integração na cadeia de valor e na comunidade. O público alvo interno é constituído apenas por lideranças. É dada ênfase ao modelo pedagógico, estruturado em eixos, que demonstram a lógica de formulação dos cursos e programas, que trabalham as competências criticas do negócio. Apesar da eficácia dos treinamentos presenciais, com a expansão e conseqüente distanciamento geográfico do público-alvo, optou-se pelo método elearning para proporcionar maior flexibilidade e disponibilidade. Para avaliar os resultados organizacionais, são usados indicadores como retenção de talentos e motivação das lideranças. Cruzando os referenciais teóricos utilizados, conclui-se que a UR está, na maioria dos aspectos, de acordo com os conceitos difundidos de UC Entretanto, uma deficiência foi identificada em relação à abrangência: apesar de o público externo ser contemplado na definição das ações continuadas que deveriam ser desenvolvidas, apenas dois eventos foram realizados neste sentido. Outro problema identificado é a falta de um programa estruturado que forneça ao público-alvo uma visualização do seu desenvolvimento futuro. As recomendações sugeridas para trabalhos futuros são o estudo da influência da nova metodologia estruturada por pilares a ser implementada; além da analise das modificações e/ ou melhorias ocorridas após a separação entre as areas de treinamento e de desenvolvimento, inseridas no departamento de RH.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131405
Date: 2008


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