Abstract:
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O objetivo principal deste trabalho é a caracterização do modelo de Porter para avaliação da ação das 5 forças competitivas, como instrumento para alcance da estratégia competitiva em uma organização, no caso, a Marmogrini. O método utilizado nesta pesquisa é o estudo de caso, caracterizado por ter sido descritivo, e pela evidencia de uma abordagem qualitativa. Os sujeitos estudados envolveram dois funcionários de cargos estratégicos da empresa. Os dados foram obtidos junto a fontes primárias e secundárias, por meio de técnicas como entrevista semi-estruturada, análise documental e observação. Os dados foram tratados de maneira descritiva e interpretativa. Para o estudo, primeiramente embasou-se teoricamente assuntos referentes à planejamento estratégico, estratégia e o modelo de estratégias competitivas de Porter (1989). Posteriormente apresentou-se a realidade da organização, bem como os macro ambientes em que ela está inserida. Por Ultimo foram avaliados os dados em relação ao modelo de estratégias competitivas de Porter, com ênfase na análise das ações das cinco forças competitivas. Os resultados dessa pesquisa revelaram que o ambiente das marmorarias é altamente competitivo e que a Marmogrini é uma empresa consolidada, que utiliza a diferenciação de seus produtos como principal estratégia para obter vantagem competitiva, pôde-se verificar os pontos fortes e fracos da empresa em relação à concorrência e concluiu-se que ela está parcialmente protegida contra a ação das cinco forças competitivas, mas precisa evoluir estrategicamente para acompanhar o crescimento do mercado. |