A Análise e concessão de crédito: um estudo de caso na empresa Canguru S.A.

DSpace Repository

A- A A+

A Análise e concessão de crédito: um estudo de caso na empresa Canguru S.A.

Show full item record

Title: A Análise e concessão de crédito: um estudo de caso na empresa Canguru S.A.
Author: Dalló, Sarita
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo sugerir um plano de ação que aprimore a análise e concessão de crédito da Canguru Embalagens S.A. na matriz localizada em Criciúma, Santa Catarina. Para tal, se fez a análise do perfil dos contratos dos clientes inadimplentes, bem como os motivos apresentados por se encontrarem nesta situação. Os objetivos específicos envolveram a verificação dos procedimentos adotados na análise de crédito e liberação, assim como apolítica de cobrança adotadas pela empresa, com pedidos em atraso de 31 a 410 dias, o que pode corresponder as 4 (quatro) parcelas de um contrato. Procurou verificar as causas mais freqüentes que levam um cliente a não guitar sua divida, sendo que a política de liberação de um contrato necessita de fortes ações que minimizem a inadimplência. O estudo se caracterizou como quantitativo, sendo que os meios utilizados para a investigação foram pesquisas documental, bibliográfica, de campo e estudo de caso. A fundamentação teórica foi construída com base em pesquisa bibliográfica, assim como o estudo de campo se deu através da análise do ambiente da empresa em estudo, bem como da utilização de documentos e sistemas próprios da empresa. Caracterizou-se também como descritiva e os instrumentos utilizados para a coleta destes dados foram entrevista semi-estruturada, observação indireta e análise documental. A análise se deu de forma quantitativa e qualitativa, sendo esta última em menor grau. A pesquisa quantitativa foi fundamental para a se encontrar o perfil do cliente inadimplente. Onde este se caracterizou por apresentar atrasos no prazo de 31 a 102 dias, equivalendo em média a apenas 1 parcela do contrato. 0 motivo mais relevante para a não quitação da divida foi a não localização do cliente devedor, contudo 62% destes contratos encontram-se em processo de renegociação. Entretanto, verifica-se que para que a política de crédito e cobrança se torne eficaz, uma série de ações são necessárias, bem como a elaboração de um plano de liberação de crédito que favoreça tanto a Canguru Embalagens S.A. como os seus clientes.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131360
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
Adm291053.pdf 14.23Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar