PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA

DSpace Repository

A- A A+

PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA

Show full item record

Title: PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA
Author: Costa, Betânia de Laia; Castro, Eglalciane de Lyrio Tongo; Behr, Ricardo Roberto
Abstract: A proposta deste artigo é identificar as contradições existentes na prática de gestão participativa no âmbito de uma instituição pública federal de ensino superior, localizada na região sudeste do Brasil. A pesquisa possui caráter qualitativo e o método utilizado é o estudo de caso. Trata-se de um estudo que retoma as reflexões realizadas por Faria (2009a), o qual ressalta a busca pelas contradições existentes na expansão da gestão participativa enquanto prática organizacional. A questão norteadora é: como a prática da gestão participativa é percebida pelos servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino superior? Foram entrevistados sete servidores. Foi possível revelar que a Gestão Participativa nesta organização encontra-se no estágio consultivo e é norteada por uma cultura organizacional individualista, na qual a participação configura uma via para a conquista de interesses pessoais ou de um grupo e não como processo coletivo de construção democrática da realidade. Isso mostra que a participação em organizações precisa ser pensada enquanto processo contínuo de aprendizagem e crescimento democrático. Além disso, revela a importância de estudos na perspectiva crítica sobre o tema como apoio para a descoberta dos processos que mantêm ou modificam um modelo de vida organizacional.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131358
Date: 2014-12-05


Files in this item

Files Size Format View
2014-07.pdf 340.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar