Title:
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PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA |
Author:
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Costa, Betânia de Laia; Castro, Eglalciane de Lyrio Tongo; Behr, Ricardo Roberto
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Abstract:
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A proposta deste artigo é identificar as contradições existentes na prática de gestão participativa no âmbito de uma instituição pública federal de ensino superior, localizada na região sudeste do Brasil. A pesquisa possui caráter qualitativo e o método utilizado é o estudo de caso. Trata-se de um estudo que retoma as reflexões realizadas por Faria (2009a), o qual ressalta a busca pelas contradições existentes na expansão da gestão participativa enquanto prática organizacional. A questão norteadora é: como a prática da gestão participativa é percebida pelos servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino superior? Foram entrevistados sete servidores. Foi possível revelar que a Gestão Participativa nesta organização encontra-se no estágio consultivo e é norteada por uma cultura organizacional individualista, na qual a participação configura uma via para a conquista de interesses pessoais ou de um grupo e não como processo coletivo de construção democrática da realidade. Isso mostra que a participação em organizações precisa ser pensada enquanto processo contínuo de aprendizagem e crescimento democrático. Além disso, revela a importância de estudos na perspectiva crítica sobre o tema como apoio para a descoberta dos processos que mantêm ou modificam um modelo de vida organizacional. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131358
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Date:
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2014-12-05 |