Abstract:
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O objetivo deste ensaio é discutir como ocorreu o processo de adoção da ferramenta funcionalista do planejamento estratégico nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Apresenta-se como suporte teórico e analítico o enfoque sociológico foi escolhido porque, diferentemente dos demais, apresenta uma perspectiva cultural e sublinha o papel das normas culturais e dos elementos do amplo contexto institucional. Verifica-se que o processo de institucionalização nas universidades promove, cada vez mais, mudanças organizacionais que são substanciais e de um alto grau de formalização para que as mesmas continuem atuando. Os ambientes institucionais das IFES brasileiras estão condicionados por um ambiente de regulação rígido e amparados, especificamente, por determinações prescritas pelos organismos normativos e fiscalizadores da União. Tal atendimento das normas federais é uma fonte significativa de mudanças isomórficas nas IFES. É sabido que o apoio profissional dos técnicos de nível superior nas IFES brasileiras, servidores públicos de carreira com formação acadêmica em Administração ou áreas correlatas na construção do planejamento estratégico permite mais legitimidade nesse campo, o que implica credibilidade e suporte institucional. |