Abstract:
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O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do Contrato de Gestão e Resultados da Empresa CELESC Distribuição, com objetivo de compreender a metodologia utilizada na sua criação e comparar o instrumento com a metodologia do Balanced Scorecard Foi considerado que por se tratar de um momento no qual o estado passa por alterações no setor elétrico e com a possibilidade de abertura do mercado para mais empresas, seria interessante realizar um estudo sobre um instrumento de mensuração de desempenho desenvolvido para uma empresa já estabelecida em Santa Catarina. As informações foram conseguidas através de entrevistas, uso de dados da empresa, pesquisa junto a autores que tratam de instrumentos de mensuração, assim como observação do pesquisador. Foi observado que a empresa desenvolveu uma ferramenta que permitisse verificar seu desempenho devido à necessidade de possuir um instrumento de mensuração mesmo estando num mercado monopolista. Entretanto as mudanças que o setor vem passando ao longo dos últimos anos, que estão forçando a empresa a abandonar seu modelo antigo, passando a pertencer a uma holding e com possibilidade de abertura do mercado, tomam de interesse a análise do instrumento. Para validar o estudo, foi utilizado o Balanced Scorecard como metodologia como fundamentação para análise do Contrato de Gestão e Resultados, de forma a ser possível analisar o instrumento com o apoio de uma ferramenta já conhecida e amplamente utilizada. A comparação foi feita através da análise do conceito inicial que orientou a construção do Contrato de Gestão e Resultados, do processo de criação do Contrato e das definições dos objetivos empresariais e indicadores constantes em cada campo de resultados do mesmo. Como conclusão, foram sugeridas correções no Contrato de Gestão e Resultados, em vista de deficiências encontradas em sua estrutura, conceituação e definição dos indicadores, segundo a metodologia do Balanced Scorecard. Foram sugeridos indicadores para os campos de resultados Mercado e Imagem, Econômico Financeiro e Patrimônio Humano, que podem auxiliar no cumprimento dos objetivos definidos pelo Contrato e foi elaborada uma nova organização dos indicadores. Tendo sido também sugerido novos estudos quanto a interrelação entre indicadores, de forma a permitir um acompanhamento mais adequado do desempenho. |