Abstract:
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O ambiente ultra competitivo impõe aos gestores a necessidade não só de avaliar o desempenho passado da organização, mas também de saber se eles estão criando valor futuro. Neste contexto, a ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC) tem como principal objetivo criar um conjunto de medidas de desempenho que monitore a capacitação e a conquista de ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro, além de explicitar a ligação do planejamento estratégico com o planejamento operacional. O presente trabalho buscou analisar a viabilidade de implantação desta ferramenta de gestão uma empresa de comércio de produtos eletrônicos, um estudo de caso aplicado a empresa Alpha, através da análise dos fatores convergentes e divergentes das experiências de planejamento estratégico da empresa em estudo, a luz dos fatores estruturantes do BSC. Os aspectos metodológicos correspondem a utilização de levantamento bibliográfico sobre o tema, pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, cuja coleta de dados foi realizada através de entrevistas, análise documental e observação. O objetivo geral foi atingido e ao final da pesquisa fora apresentada uma proposta de implantação da ferramenta. Como recomendações, aconselham-se o real desenvolvimento da ferramenta de gestão em questão na empresa pesquisada e o acompanhamento constante da mesma, pois sugere-se que tal desenvolvimento propiciará o alinhamento de indicadores, processos e pessoas a. estratégia da organização. |