Abstract:
|
Este trabalho se sustenta no entendimento da importância auferida as atividades de compras de insumos da produção das organizações atuais. O objetivo maior da pesquisa é a compreensão das atividades de compras das instituições, se estudando as relações necessárias para o melhor desempenho dos encarregados pelas aquisições, as ferramentas que estes funcionários necessitam e as influências de sua função nos resultados globais das companhias. De forma a embasar e esclarecer os pontos analisados se sucede uma fundamentação teórica do assunto, relatando idéias de autores quanto aos temas que tangenciam a atividade de compras, também cabendo vista da partes afetadas por esta área. A pesquisa, caracterizada qualitativa, descritiva e explicativa, se atém à análise do Departamento de Compras da Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira Intelbras S.A., comportando observação participativa, pesquisa documental, entrevista e conversas informais durante a realização do estágio na organização. Dentre os resultados alcançados nesta monografia estão as descrições das atividades correspondentes aos responsáveis pela administração de compras, seguindo o delineado pela linha de raciocínio erigida na fundamentação teórica, assim como as relações que compõe tal tarefa, as ferramentas que são, ou não, utilizadas e as influências que o setor suscita, viabilizando a compreensão da gestão de compras nas empresas produtivas. |