Alianças estratégicas: opção estratégica para o posicionamento das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração da França

DSpace Repository

A- A A+

Alianças estratégicas: opção estratégica para o posicionamento das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração da França

Show full item record

Title: Alianças estratégicas: opção estratégica para o posicionamento das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração da França
Author: Minzoni, Maike
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre as alianças estratégicas e o posicionamento das pequenas e médias empresas francesas do setor de móveis e produtos de decoração. A fundamentação teórica reuniu os pensamentos mais significativos em relação ao posicionamento das empresas e a indústria fragmentada, segundo a visão de Michael E. Porter, assim como os pensamentos de distintos autores acerca das alianças estratégicas. No que se refere à metodologia aplicada, o estudo se caracteriza por apresentar fins exploratórios e descritivos utilizando-se para a realização da pesquisa dados qualitativos através de entrevistas com dirigentes de empresas e dados quantitativos para classificar as empresas do setor de móveis e produtos de decoração A luz das alianças estratégicas. As análises realizadas com os dados recolhidos - serviram como base para definir a indústria em questão como fragmentada, ou seja, muitas pequenas empresas sem que nenhuma possua uma parcela de mercado muito superior ao concorrente, fato que explica e interfere diretamente no posicionamento das empresas e nos movimentos estratégicos realizados na indústria. Os dados quantitativos permitiram traçar um panorama das características das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração em função das relações inter-organizacionais, ou seja, das parcerias internacionais; cooperações internacionais; joint-ventures e dos processos terceirização. A constatação da fragmentação da indústria estudada, o posicionamento das empresas e as características dessas empresas em relação as alianças estratégicas permitiu propor uma opção estratégica baseada na relação inter-organizacional.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131255
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
Adm292461.pdf 2.669Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar