Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre as alianças estratégicas e o posicionamento das pequenas e médias empresas francesas do setor de móveis e produtos de decoração. A fundamentação teórica reuniu os pensamentos mais significativos em relação ao posicionamento das empresas e a indústria fragmentada, segundo a visão de Michael E. Porter, assim como os pensamentos de distintos autores acerca das alianças estratégicas. No que se refere à metodologia aplicada, o estudo se caracteriza por apresentar fins exploratórios e descritivos utilizando-se para a realização da pesquisa dados qualitativos através de entrevistas com dirigentes de empresas e dados quantitativos para classificar as empresas do setor de móveis e produtos de decoração A luz das alianças estratégicas. As análises realizadas com os dados recolhidos - serviram como base para definir a indústria em questão como fragmentada, ou seja, muitas pequenas empresas sem que nenhuma possua uma parcela de mercado muito superior ao concorrente, fato que explica e interfere diretamente no posicionamento das empresas e nos movimentos estratégicos realizados na indústria. Os dados quantitativos permitiram traçar um panorama das características das pequenas e médias empresas do setor de móveis e produtos de decoração em função das relações inter-organizacionais, ou seja, das parcerias internacionais; cooperações internacionais; joint-ventures e dos processos terceirização. A constatação da fragmentação da indústria estudada, o posicionamento das empresas e as características dessas empresas em relação as alianças estratégicas permitiu propor uma opção estratégica baseada na relação inter-organizacional. |