Title: | Análise das técnicas de inteligência artificial aplicadas em jogos computacionais |
Author: | Pereira, Maurício Teixeira |
Abstract: |
O presente trabalho abrange a área de jogos computacionais e inteligência artificial (IA). O objetivo deste trabalho foi analisar algumas técnicas de Inteligência Artificial utilizadas no desenvolvimento de jogos, identificar as características destas técnicas e propor qual a técnica mais adequada para um jogo específico. Foram analisadas as técnicas de Redes Neurais, Lógica Fuzzy e Sistemas Multiagentes. O estudo de caso escolhido foi um jogo de estratégias táticas denominado Astorian Tears que está sendo desenvolvido no Laboratório de Tecnologias Computacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. O jogo Astorian Tears acontece num cenário de fantasia-medieval, no qual o jogador controla as ações de um personagem – avatar -, que é o herói do jogo. O jogador deverá guiá-lo pelo mundo em busca de sua vingança pessoal contra um ditador cruel. Como resultado deste estudo de caso, foram identificadas as características do jogo e sugerida a utilização dos agentes cognitivos para tornar o jogo mais dinâmico e atrativo. This paper covers the area of computer games and artificial intelligence (AI ). The objective of this study was to analyze some techniques of Artificial Intelligence used in game development, identify the characteristics of these techniques and propose the most appropriate technique for a specific game. The techniques of Neural Networks, Fuzzy Logic and Multiagent Systems were analyzed. The case study selected was a game called Astorian Tears tactical strategies being developed in the Laboratory of Computational Technologies, Federal University of Santa Catarina. The game Astorian Tears happens in a fantasy - medieval setting, in which the player controls the actions of a character - avatar - who is the hero of the game. The player must guide him through the world in search of his personal vendetta against a evil dictator. As a result of this case study, the game features were identified and suggested the use of cognitive agents to make the game more dynamic and attractive. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131168 |
Date: | 2013-12-10 |
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