Criatividade: do desencantamento do mundo à resistência — um estudo de caso em duas companhias de teatro de Florianópolis

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Criatividade: do desencantamento do mundo à resistência — um estudo de caso em duas companhias de teatro de Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Dellagnelo, Eloise Helena Livramento
dc.contributor.author Martins, Antônio Gabriel Santana
dc.date.accessioned 2015-03-20T18:06:21Z
dc.date.available 2015-03-20T18:06:21Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131096
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O estudo da criatividade, até a década de 70 do século XX, considerava este fenômeno uma característica individual. Não obstante, muitos autores consideraram a criatividade como característica de pessoas especiais ou, mesmo, a divindades. Contudo, os estudos iniciados a partir da década de setenta passaram a atribuir ao ambiente em que o indivíduo está inserido relevância outrora desconsiderada e algumas teorias passaram a considerar a possibilidade de qualquer indivíduo poder desenvolver a criatividade. Todavia, na literatura destinada aos graduandos em Ciências da Administração, a criatividade ainda é abordada de forma superficial e instrumental. Desse modo, o presente trabalho busca analisar a criatividade em duas organizações em que se pressupõe como lugar comum para o desenvolvimento da criatividade: companhias de teatro. Porém, a escolha das companhias não se dá aleatoriamente, de modo a se ter buscado duas companhias com enfoques distintos quanto ao mercado cultural. Cada companhia teve analisada sua história, estrutura e as práticas de incentivo â criatividade dos atores em um único projeto, através de estudo de campo comparativo e abordagem qualitativa. A primeira companhia, Danafde, com o nome alterado no presente trabalho, está intimamente ligada, devido a sua dependência financeira de patrocínios para manutenção da companhia, ao mercado cultural, de modo a possuir um formato pronto para seu principal projeto, relacionando os temas a produtos da indústria cultural e possuindo uma estrutura hierárquica bastante rígida e pouco participativa, havendo, dessa forma, muitas limitações ao trabalho dos atores. A segunda, Companhia Alcione, apresenta-se como uma contra-tendência bastante rica em possibilidades de desenvolvimento da criatividade de seus atores, que autogestionam seus projetos e, conseqüentemente, possuem ampla liberdade para experimentações e exposição de idéias, com comunicação clara, fraca orientação mercadológica e igualdade entre os participantes do projeto analisado. pt_BR
dc.format.extent 120 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Teatro pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.title Criatividade: do desencantamento do mundo à resistência — um estudo de caso em duas companhias de teatro de Florianópolis pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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