Abstract:
|
Este trabalho apresenta a iniciativa de disponibilizar experimentos para acesso remoto utilizando os dispositivos móveis. Durante o período de estudo foram adaptadas e implementadas técnicas baseadas nas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) aplicadas à ambientes educacionais, de acordo com a infraestrutura disponível e as características comuns às escolas de educação básica. Também foram integrados diversos recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para disponibilização do material didático, acesso aos experimentos remotos e utilização de dispositivos móveis. A realização das atividades práticas foi conduzida a partir da metodologia baseada no TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), que é um modelo que permite entender e descrever os tipos de conhecimentos que um docente necessita para uma eficiente integração e planejamento de atividades didáticas com NTICs. O presente trabalho relata esta adaptação, integração e utilização realizada durante o ano letivo de 2013 para 6 turmas da disciplina de Física do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Profa. Maria Garcia Pessi (EEEMGP), para cerca de 160 estudantes |