O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial

DSpace Repository

A- A A+

O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial

Show full item record

Title: O crédito as micro e pequenas empresas: percepções do cliente financiado pelo Proger Urbano Empresarial
Author: Hoffmann, Murilo Rebello
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo verificar, a partir das percepções do cliente, as contribuições do Proger Urbano Empresarial à sua empresa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa junto as organizações que contrataram a linha de crédito por meio da Agência Palhoça (SC) do Banco do Brasil S.A. Com a finalidade de atender ao objetivo proposto, empreende-se levantamento do histórico do Banco do Brasil, identificando suas tipos fases, bem como são apresentadas suas características gerais, contextualizando sua função hibrida de banco múltiplo tradicional e de banco oficial. A análise de crédito é atividade prévia oferta de qualquer linha crédito ao cliente, sendo sua função estabelecer o portfólio de negócios de modo a determinar as linhas de crédito e os valores que a empresa pode operar com o banco. O Proger Urbano Empresarial, mantido pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), é uma linha de crédito destinada a financiar investimentos em atividades empresariais com o objetivo de fomentar a geração de emprego e de renda as micro e pequenas empresas, com faturamento bruto anual de até R$ 5 milhões, localizadas na área urbana. A pesquisa foi realizada junto as 34 empresas financiadas pelo Proger Urbano Empresarial através da Agência Palhoça (SC), com operações em andamento e adimplente, levando-se em consideração o mês de maio de 2007. Pode-se constatar que dentre as empresas pesquisadas, 83,33 % atuam no ramo do comércio, aproximadamente a metade (46,66 %) foram equipadas com máquinas especificas ao processo produtivo da empresa ou com móveis e demais utensílios necessários à sua atividade, além de observar que 40 % das respondentes obtiveram financiamentos de até R$ 9.999,99. A maioria das empresas tomaram conhecimento da linha de crédito por meio de conversa com funcionário / gerente do Banco do Brasil, além de terem optado por contratar o financiamento devido à atratividade de suas taxas. No que diz respeito ao impacto no número de funcionários, mais de 70 % das empresas obtiveram o incremento de pelo menos um funcionário em seu quadro após a contratação da linha de crédito. Verificou-se, ainda, que a maior parte dos dirigentes pesquisados declararam ter observado melhoras nos resultados financeiros de suas empresas, nas suas vendas ou nas prestações de serviços, no processo de produção e no relacionamento entre a empresa e seus clientes. Quanto ao relacionamento entre os funcionários da empresa, pouco menos da metade das organizações pesquisadas observaram melhora nesse item. Assume-se, portanto, que o Proger Urbano Empresarial, a partir das percepções dos micro e pequenos empresários pesquisados, contribui de forma positiva à geração de emprego e de renda a suas empresas. Nesse contexto, é proposto um plano de ação com o intuito de divulgar a linha de crédito entre empresas cujo perfil seja adequado ao público-alvo da linha de crédito.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131058
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
Adm292280.pdf 10.90Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar