Abstract:
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O presente trabalho procurou efetuar estudos sobre o comportamento do formando de Administração de Empresas e de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, como consumidor, em relação à rotulagem, rotulagem ambiental e selos sociais de alimentos embalados. Buscando atender ao objetivo geral desse trabalho foram delineados alguns objetivos específicos como identificar e caracterizar os rótulos obrigatórios para alimentos embalados, os rótulos ecológicos e declarações ambientais, os rótulos de responsabilidade social e analisar a importância da rotulagem, dos selos e declarações ambientais e sociais para o formando de Administração e Serviço Social. Para isso iniciou-se com um estudo exploratório sobre os assuntos, buscando um aprofundamento através de pesquisa bibliográfica, dando-se continuidade com uma pesquisa de campo, através de uma entrevista estruturada com questões abertas e fechadas. Os resultados demonstram que existem muitas informações obrigatórias que devem constar nos rótulos de alimentos embalados, que o Programa de Rotulagem Brasileiro existe, mas praticamente não está difundido no pais, com algumas exceções, que a Responsabilidade Social está se apresentando de forma crescente nas empresas, que o número de formandos de Administração e Serviço Social que conhecem informações obrigatórias nos rótulos é pequeno, que observam com freqüência os rótulos, mas um número pequeno de informações e que selos ambientais e sociais ainda são pouco observados, permitindo avaliar de que forma os formandos percebem a rotulagem, qual o conhecimento deles sobre o assunto e a importância dada ao mesmo. |