Grupos criativos em organizações: a seleção brasileira de futebol masculino nas Copas do Mundo de 1966 e 1970

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Grupos criativos em organizações: a seleção brasileira de futebol masculino nas Copas do Mundo de 1966 e 1970

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Souto-Maior, Telmo José pt_BR
dc.date.accessioned 2015-03-18T21:06:43Z
dc.date.available 2015-03-18T21:06:43Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 332271 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130993
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa trata do estudo de grupos criativos em organizações no Brasil e busca elementos sobre sua atuação com vistas a um melhor desempenho e melhores resultados econômicos, que possam ser disseminados não só nas organizações, como também servir de referência para outros grupos que pretendam ser criativos. Considerando que o futebol é o principal esporte no Brasil; sendo uma paixão para os brasileiros, que se referem frequentemente ao país como "país do futebol" ou a "pátria de chuteiras"; escolheu-se como grupo criativo a Seleção Brasileira de Futebol, que representa o Brasil em competições internacionais entre países e jogos amistosos. A Seleção Brasileira de Futebol é, atualmente, a maior vencedora da Copa do Mundo FIFA com cinco títulos. O estudo foca a Seleção Brasileira em duas Copas consecutivas: 1966 e 1970, nas quais os grupos que representaram o Brasil tiveram desempenhos diametralmente opostos. O estudo verifica as ligações existentes entre esses dois grupos criativos e busca saber se a organização, que convoca a Seleção, aprendeu com o insucesso e/ou com o sucesso, com vistas a preservar o que deu certo e a evitar a repetição dos erros cometidos. A Seleção de 1966 é lembrada, até hoje, como a Seleção Brasileira que teve o segundo pior desempenho em todas as Copas do Mundo. Por sua vez, depois de quatro anos, a Seleção de 1970 tem sido citada como uma das melhores Seleções Brasileiras de todos os tempos, senão a melhor. No estudo são abordados diversos conceitos, tais como emoção, pensamento divergente, criatividade, grupos criativos, ambiente/clima de trabalho, master mind, liderança, organização, planejamento, esquema de jogo e soberba. São apresentados, igualmente, argumentos que mostram a sua aderência com a área de Gestão do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPGEGC e com a linha de pesquisa Teoria e Prática em Gestão do Conhecimento. Inicialmente foi realizada a compilação de dados. Em seguida, foi efetuada a transformação desses dados em informações através da agregação de valor pela contextualização e categorização, significados pela relevância e propósitos, quando então foram elaboradas listagens de categorias e subcategorias relacionadas tanto ao insucesso na Copa de 1966 como ao sucesso na Copa de 1970. Ao final, são apresentados dois quadros como conhecimento resultante de todo o processo: os "Achados da Investigação (Findings)" e "Pontos a considerar na análise de grupos criativos", ou seja, os possíveis conceitos e/ou indicativos relacionados ao desempenho de grupos criativos, o objetivo deste estudo.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This research it´s study of creative groups in organizations in Brazil and looks for elements on his acting in order to achieve a better performance and better economical results, which could be disseminated not only in organizations, and also to serve as reference for other groups that intend to be creative. Considering that soccer is the principal sport in Brazil; being a passion for the Brazilians people , that´s why Brazil is frequently known as " country of the football " or the " homeland of football boots "; the Brazilian Football Team there was chosen like creative group which represents Brazil in international competitions between countries and friendly. The Brazilian Football Team is, at present, the biggest winner of the FIFA World Cup Trophy, with five titles. The study focuses the Brazilian Selection in two consecutive Cups: 1966 and 1970, in which the groups that represented Brazil had diametrically opposite performances. The study checks the existent connections between these two creative groups and looks for knowledge if the organization, that summon the Selection, learnt with the failure and /or with the success, with sights to preserve of what it gave right and to avoid the repetition of the committed mistakes. The Team of 1966 is remembered, till now, as the Brazilian Selection that had the worst performance in all the Cups of the World. By his time, after four years, the Team of 1970 has been quoted as one of the best Brazilian Selections till now, or maybe the best. In the study several concepts are boarded, such as emotion, divergent thought, creativity, creative groups, environment / climate of work, master mind, leadership, organization, plans, scheme of play and pride. There are presented, equally, arguments that show his adherence with the area of Knowledge Management of the Post analysis Graduation Program in the Knowledge Management Engineering - PPGEGC and with the line of inquiry Theory and Practice in Knowledge Management . Initially the compilation of data was carried out. Next, the transformation of these data was effectuated in information through the aggregation of value by the contextualization and categorization meant by the relevance and purposes, when then there were prepared listings of categories and subcategories made a list so much to the failure in the Cup of1966 as to the success in the Cup of 1970. Finely two tables are presented like resultant knowledge of the whole process: the "Findings of the investigation" and "Points to consider in the analysis of creative groups", in other words, the possible concepts and/or indicative made a list to the performance of creative groups, the objective of this study. en
dc.format.extent 276 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Criatividade pt_BR
dc.subject.classification Futebol - pt_BR
dc.subject.classification Treinamento pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Grupos criativos em organizações: a seleção brasileira de futebol masculino nas Copas do Mundo de 1966 e 1970 pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Baldessar, Maria José pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
332271.pdf 2.585Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar