Esporte para todos (EPT): a reinvenção da alegria brasileira (1971-1985)

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Esporte para todos (EPT): a reinvenção da alegria brasileira (1971-1985)

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Título: Esporte para todos (EPT): a reinvenção da alegria brasileira (1971-1985)
Autor: Pazin, Nailze Pereira de Azevêdo
Resumo: Nos anos de 1970 e 1980 as práticas esportivas ganhavam outra profundidade, os exercícios, outros objetivos. Os velhos modelos de investimento "muscular" no início do século XX são transpostos para modelos de "autorrealização integral" e "autocontrole". O manual técnico da campanha Esporte para Todos (EPT), realizada no Brasil entre 1977-1985, assinalava: "cada atividade que você participa, ocorre um enriquecimento seu e dos outros, você ganha mais experiência, desenvolve a sua sensibilidade, fica cada vez mais gente EPT". A Campanha Nacional de Esclarecimento Desportivo da qual o EPT fazia parte empregou também, como meio principal, a produção da Revista Comunidade Esportiva e o uso de quantidade considerável de imagens fotográficas de atos, do instante da cena esportiva. Qual a natureza desses registros? Como fica a narrativa dos acontecimentos elaborada pela linguagem fotográfica nos manuais técnicos do Esporte para Todos? Nesse sentido, o objetivo é discutir, nesta tese de doutorado, o EPT, como um esforço conjugado por uma miríade de interesses específicos do período - governo militar, maquinaria e industrialização, emulação das classes trabalhadoras, um meio desencadear a prática do esporte de modo massivo, o que implica ao mesmo tempo a tentativa de produzir um novo "homem", "alegre", "competitivo", "grupal", e do uso útil do tempo livre. Daí o sentido novo de uma extrema diversificação dos gestos a multiplicar os modos de ação, os tempos, os lugares, os estilos, os efeitos do trabalho em equipe, da satisfação por resultados, da superação de força, do otimismo.<br>Abstract : In the 1970s and 1980s sports activity took on a new dimension, and the exercises involved in it other objectives. The old models of muscle gain, popular in the beginning of the 20th Century, were replaced by models of "complete self-realization" and "self-control". The technical manual for the campaign "Sports for All", which took place in Brazil between 1977 and 1985, declared that, "every activity in which you participate enriches you and others. You gain experience, develop your sensibility, become more and more a Sports for All type person". The National Campaign for Sport, of which "Sports for All" was a part, had as its principle means of communication the production of a magazine called Sports Community which made use of a considerable quantity of photographs showing sporting acts and moments. In summary, the objective of this doctorate thesis is to discuss the "Sports for All" campaign by taking into consideration the myriad of specific interests present in this period - military government, mechanization and industrialization, stimulation of the working class, a way to promote sporting activity on a massive scale, which implies at the same time an attempt to produce a new "man", "happy", "competitive", a "team player", and a productive use of free time.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2014.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130948
Data: 2014


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