Avaliação da eficiência de um procedimento de apresentação semanal de consequências informativas ao desempenho de alunos em nível superior

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Avaliação da eficiência de um procedimento de apresentação semanal de consequências informativas ao desempenho de alunos em nível superior

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Título: Avaliação da eficiência de um procedimento de apresentação semanal de consequências informativas ao desempenho de alunos em nível superior
Autor: Gusso, Helder Lima
Resumo: A qualidade da educação em nível superior depende de múltiplas variáveis, desde aquelas relativas às políticas públicas até, em última instância, dos comportamentos de professores e alunos. Entre os componentes dos processo de ensino, a avaliação da aprendizagem é considerada como um dos mais problemáticos no trabalho docente. Nesta pesquisa foi avaliada a eficiência de um procedimento de apresentação semanal de consequências informativas ao desempenho de 66 alunos de duas turmas de uma disciplina. As consequências informativas foram organizadas a partir do registro de observação de classes de comportamentos que delimitam a conduta de alunos em nível de ensino superior (ex. Argumentar, questionar, liderar). Os desempenhos dos alunos foram registrados por meio de procedimento de observação direta na qual o professor qualificava os desempenhos apresentados em uma escala de quatro pontos (muito bom, bom, regular, ruim). Os registros foram organizados e apresentados, na fase experimental, em um instrumento específico para este fim. Foram analisados os dados gerais das turmas e os desempenhos dos alunos mais sensíveis ao procedimento, bem como os menos sensíveis e os que apresentaram sensibilidade média em relação aos demais alunos. O aumento na frequência de comportamentos demonstrou a eficiência da apresentação de informações acerca do desempenho sob a forma escrita e gráfica no desempenho dos alunos em nível superior. Por mais que outras variáveis relevantes como a interação direta e imediata entre professor-aluno em sala de aula não tenham sido monitoradas, a adição de consequências informativas parece promover desempenho dos alunos em frequência importante no contexto educacional. Há necessidade de ainda esclarecer os determinantes desse efeito e, também, demonstrar esse efeito com maior grau de sofisticação metodológica.<br>Abstract : The quality of teaching in college education depends on multiple variables, since public policies to even the behavior of teachers and students. Among the components of the teaching process, the learning evaluation is considered one of the most problematic topics in teaching work. This research assesses the efficiency of presenting weekly informational consequences , in a written and graphic way, on 66 students performance from two diferent classes in the same course. The informational consequences were oriented from basic behaviors classes that define the behavior of a student in college education level (ex. argueing, questioning, leading). The students performance was registrated through direct observation procedure in which the teacher qualified the performances presented in a four points scale (very good, good, regular, bad). The records have been organized and presented in the experimental stage, in a specific document for this purpose. It was analyzed general data from students classes and the performance of the students that were more sensitive to the procedure, the less sensitive ones and also the ones with median sensitivity compared to all the other students. The increase on behavior frequency observed demonstrated the efficiency on students' performance of presenting performance information, in written and graphical form. Even if other relevant variables such as direct and immediate interaction between teacher and student in the classroom have not been monitored, the addition of informational consequences seems to promote student performance in a important frequency in the educational context. There is need to clarify the determinants of this effect and also to demonstrate with a greater degree of methodological sophistication these effects.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130910
Data: 2013


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