Abstract:
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O presente trabalho objetivou analisar o processo de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos a distância de uma empresa catarinense, considerando o período entre o segundo semestre de 2006 e o primeiro semestre de 2007. Visando a consecução do objetivo geral, elaborou-se objetivos específicos tendo como base á descrição do processo de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, a verificação dos aspectos que o processo propõe atender, a identificação de pontos relevantes que compõem o processo e a avaliação do curso de formação de tutores para educação distancia. A metodologia adotada foi elaborada sobre a proposta de Roesch (1999) que sugere uma abordagem sobre método da pesquisa, técnicas de coletas de dados e técnicas de análise, sendo assim, esta pesquisa caracterizou-se como qualitativa (pesquisa descritiva e exploratória) e quantitativa (estudo de caso). A coleta de dados ocorreu por meio de observações durante a execução do curso de formação de tutores para educação a distancia, entrevistas semiestruturadas e não disfarçadas com colaboradores da própria instituição e aplicação de um questionário com a tutora do curso. A análise dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdos. Para analise do processo de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos foi pesquisado as quatro etapas em que o processo subdivide-se como: levantamento de necessidades de treinamento (LNT), planejamento do treinamento, execução do treinamento e avaliação de desempenho. Concluindo o trabalho, se analisou o processo de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos e identificou-se os aspectos em concordância com o referencial teórico, assim como, aspectos relevantes não abordados e que se respeitados tendem a trazer resultados para a organização. Por fim, concluiu-se que o processo de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos do curso abordado se encontra pautado e estruturado sobre o referencial teórico levantado. |