Projeto de viabilidade para a implantação de uma escola de fotografia digital no município de Florianópolis/SC

DSpace Repository

A- A A+

Projeto de viabilidade para a implantação de uma escola de fotografia digital no município de Florianópolis/SC

Show full item record

Title: Projeto de viabilidade para a implantação de uma escola de fotografia digital no município de Florianópolis/SC
Author: Lisboa, Augusto Rodrigues de
Abstract: O presente trabalho é um projeto de viabilidade para a implantação de urna escola de fotografia digital em Jurerê, no município de Florianópolis/SC, Brasil. Inicialmente apresenta-se todo o referencial teórico acerca dos assuntos abordados no projeto. Foi realizada uma pesquisa de mercado, visando identificar os possíveis clientes da nova empresa bem como um levantamento dos fornecedores e concorrentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória descritiva com a respectiva análise dos dados. Este projeto contempla a caracterização do empreendimento e informações a respeito de vários aspectos a ele relacionados, que são: aspectos mercadológicos, aspectos técnicos, aspectos jurídicos e legais e aspectos econômico-financeiros. A análise dos aspectos econômico-financeiros permitiram a conclusão de que o empreendimento é viável. Os resultados apurados mostraram os seguintes indicadores: A DRE projetada indicou um lucro liquido de R$ 45.905,87 para o primeiro ano com um ponto de equilíbrio de 415 alunos por ano, sem levar em consideração as receitas advindas de outros serviços. O payback foi calculado em 8 meses e a taxa de retomo sobre o investimento foi de 10,79% ao mês, ou 129,48% ao ano.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130625
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
Adm291371.pdf 11.80Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar