Revista de Ensino, 1918, Anno XVIII, n.1/4, jun./dez., SP.

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Revista de Ensino, 1918, Anno XVIII, n.1/4, jun./dez., SP.

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dc.contributor.author Vários autores
dc.date.accessioned 2015-03-13T02:08:43Z
dc.date.available 2015-03-13T02:08:43Z
dc.date.issued 1918-06
dc.identifier.citation REVISTA DE ENSINO. São Paulo, SP: Directoria Geral da Instrução Publica, Anno XVIII, nºs.1 a 4, jun-dez de 1918, 1919. Trimestral. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130600
dc.description Estas imagens foram obtidas no Centro do Professorado Paulista – CPP. Vale constar que na capa a publicação data de Outubro de 1919, entretanto, também consta que essa coleção de números: 1 a 4 referem-se aos meses de junho a dezembro de 1918. pt_BR
dc.description.abstract Esta revista é publicação do Orgam da Associação Beneficente do Professorado Publico de São Paulo. Sob os auspicios da Directoria Geral da Instrução Publica. Typographia do “Diário Official”, A Revista nas primeiras páginas relata sobre o desaparecimento momentâneo da Revista de Ensino (desde Março de 1918) e apresenta o seu comprometimento com o ensino para os próximos números. O documento consta na Seção “Questões Geraes” dois trabalhos : p.4-14:, Texto sobre o ensino das profissões á nossa mocidade, refere-se ao um discurso de autoria de Thompson proferido na solene entrega de diplomas do graduandos em comercio, em abril de 1919; p.15-31: O Civismo nas Escolas (Conferência lida na Escola Normal em Casa branca em 3 de maio de 1919, de autoria de Guilherme Kuhlmann); Nas páginas seguintes apresentam os seguintes textos: p.32-36: Pedagogia – O ensino da Leitura pelo Methodo Analytico (escrito pelo Inspetor Escolar B. M. Tolosa, relata sobre os motivos do insucesso e fracasso do uso deste methodo); p.37-43: O Ensino Natural de Leitura (escrito por Raphael Cavalheiro, o texto relata dez pontos acerca do methodo analytico e o ensino da leitura); p.44-75: Methodologia do ensino e literatura didactica (de Sampaio Doria, o autor discute sobre questões como o que é methodo, qual o methodo preciso da educação, o que cabe ao educando, e ao professor e pontos importantes da intuição analytica com exemplificações as matérias); p.76-86: Da Educação dos Professores (Carlos da Silveira continuação de texto de publicação anterior, relata sobre a colaboração da família no trabalho escolar; da ação da medicina pedagógica no lar e na escola; ); p.87-98: Um Padrão de Livro Didático (Assinado por Sampaio Doria, Americo de Moura e Plinio Barreto, por questão de systematização útil, os autores apresentam três requisitos para um bom livro: A linguagem; Propriedade do assunto e o methodo de exposição, e a partir desse orientação que os autores analisam as obras e apresentam as preferíveis e também sugestões para a adoção de livros nas escolas, ao fim do artigo consta a relação dos livros de leitura adotados nas escolas publicas do Estado); p.99-110: Nossa Gente (João Toleto); p.111-143: Puericultura (Relata sobre a inserção da Puericultura no Programas Preliminares e apresenta o trabalho de José Escobar para o ensino dessa matéria); p.144-146: O ensino da musica pelo processo analytico (assinado com sigla C.F, o autor relata sobre a aplicação do processo analytico para o ensino de musica); p.147-149: Pedagogia Pratica – Linguagem Escripta III ( Sobre o ensino da língua escrita, consta modelos de requerimento e de justificação, de autoria de Oscar Leme Brisola); p.150-152: Disciplina Escolar IV (Relata sobre a falta de frequência às aulas nos estabelecimento dos grupos no interior, assinado por Oscar Leme Brisola); p.153-179: Ensino da leitura pelo Methodo Analytico (escrito por B.M Tolosa, apresenta passos para o ensino da leitura, em específico aqueles que se referem as duas primeiras fases do método: da sentença e palavração); p180-192: A intuição analytica no ensino da leitura (de autoria de Raphael Cavalheiro, o texto apresenta um conjunto de lições e exercícios para o ensino da leitura); p.193-201: Gremio Normalista (22 de Março), (Conferencia realizada pelo Sr. Dr. Carlos de Silveira, lente da Escola Normal de São Carlos); p.202-207: Archivo (Texto da “cerimônia” de inauguração do Centro Educativo “Cesario Motta”); p.208-213: Noticiario (Discurso do Deputado Sr. Piza Sobrinho, representante do professorado publico, apresentado ao Congresso, sobre os vencimentos do professorado); p.215: Movimento Associativo (Apresenta o resultado da eleição da Directoria da Associação Beneficente do Professorado Paulista); p.216: Balancete da Associação Beneficente do Professorado Publico do Estado de São Paulo. p.217-219: Ultimas páginas da revista, consta informações gerais acerca da Revista de Ensino, como as publicações que são permutados com outras revistas e informes para assinantes e interessados. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Directoria Geral da Instrução Publica pt_BR
dc.subject Método analítico pt_BR
dc.subject Ensino de Leitura pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Revista de Ensino, 1918, Anno XVIII, n.1/4, jun./dez., SP. pt_BR
dc.type Other pt_BR


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