Abstract:
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Desde o ano de 2001 a rede municipal de Concórdia – SC experimenta a construção de uma proposta educacional alicerçada na perspectiva critica fundamentalmente na pedagogia freireana. Ao longo desses anos, muitos desafios foram vencidos e outros tantos foram se colocando. Entre eles, a organização da ação pedagógica na educação infantil sob os aportes da pedagogia da libertação e, no bojo desse processo, a construção de um novo e revolucionário olhar sobre a avaliação das crianças. Este artigo traduz uma reflexão empreendida durante a realização de observação decorrente de trabalho final de curso de especialização em educação infantil, que teve a temática da avaliação experenciada na rede municipal de educação. O foco no processo de avaliação que ocorre na ação educativa na educação infantil, permeou aspectos de toda a organização pedagógica com as crianças, como a rotina, o planejamento docente, as reuniões pedagógicas como espaços coletivos de julgamento e tomada de decisões sobre a caminhada feita pelo conjunto e por cada uma das crianças, das docentes e da gestão escolar. É sobre esse movimento construído sob as bases de uma política pública pautada por princípios de democracia e amorosidade (no sentido freireano), que se colocam as reflexões desse artigo. |