Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.

Mostrar registro completo

Título: Berçário: caminhos do educar e cuidar humanizando, hominizando.
Autor: Scholl, Sandra
Resumo: Com o intuito de buscar respostas referentes à quais conhecimentos são necessários ao professor para atuar na turma do berçário, composta por crianças de quatro meses a dois anos e seis meses, e tendo como pressuposto o projeto de intervenção realizado em um Centro de Educação Infantil Municipal, na cidade de Chapecó, este artigo aborda questões relativas ao movimento da prática pedagógica desenvolvida diariamente nesta turma, por esta pesquisadora, enquanto professora regente. As discussões pautaram-se na análise da legislação, de documentos oficiais da área, do planejamento orientado pela secretaria municipal de educação de Chapecó, bem como nas contribuições dos estudos de Vigotski e Wallon, buscando evidenciar a importância da prática pedagógica voltada para a humanização e a hominização das crianças desta faixa etária. Por meio deste constante ir e vir teóricoprático, pode-se destacar que a peculiaridade do trabalho desenvolvido nesta faixa etária, pressupõe a constante articulação entre o educar e o cuidar, assegurando o atendimento não somente das necessidades, como também dos direitos da criança de acesso ao conhecimento histórico e socialmente construído.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130519
Data: 2012-04-14


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfplcha1ed022.pdf 304.6Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar