Abstract:
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Este artigo é requisito para conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil e teve como ponto de partida o Projeto de Observação Pedagógica denominado: “A Precoce Escolarização na Educação Infantil”. O trabalho foi desenvolvido em uma escola que atende crianças da idade pré-escolar até o nono ano do ensino fundamental. São pontuadas e analisadas as interações estabelecidas entre as crianças de quatro a cinco anos e o contexto escolar, tendo em vista apresentar e caracterizar a possível existência de práticas pedagógicas com enfoque escolarizante, de iniciação ao ensino fundamental. Foram elencados os elementos que caracterizam o trabalho da professora, a reação das crianças diante do desenvolvimento das atividades propostas e os materiais didáticos utilizados durante as aulas. A reflexão e análise dos elementos deram-se a partir de referenciais estudados no Curso de Especialização, especialmente na concepção histórico – cultural de educação, fundamentada na teoria de Vygotsky. Com base em alguns autores que discutem a educação infantil e a questão da precoce escolarização, puderam ser apontados indícios de que a escola de educação infantil por vezes acaba se apropriando de fazeres e práticas escolarizantes condizentes com o modelo tradicional do ensino fundamental. Esta condição torna frágil o tempo da criança viver sua infância e, também, reduz a importância devida do espaço da educação infantil, como sendo um ambiente rico de possibilidades, capaz de conciliar o educar e o cuidar, sem cair no extremo do assistencialismo ou do avanço de etapas. |