Abstract:
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O presente artigo foi elaborado a partir de uma prática de intervenção pedagógica realizada como critério para a conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto de intervenção tinha como tema a Literatura Infantil. Para o planejamento e a realização da prática buscou-se orientação teórica na abordagem histórico-cultural, teoria que também orientou a análise dos resultados da intervenção. Dentre os objetivos, constava analisar as contribuições da leitura dos clássicos da Literatura Infantil e de livros contemporâneos, para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Também tinha-se por objetivos: contribuir para o desenvolvimento da imaginação criadora nas crianças; contribuir para que as crianças tornemse leitores e apreciadores de livros; possibilitar às crianças a vivência de diferentes emoções e a apropriação de valores, por meio da leitura e vivência de histórias infantis; bem como analisar as contribuições dos livros infantis para o processo de humanização das crianças na Educação Infantil. Os resultados das análises da pesquisa intervenção indicam que a prática realizada contribuiu para o desenvolvimento da imaginação criadora nas crianças e também para que as crianças tornem-se leitores e apreciadores de livros. Possibilitou-se também às crianças a vivência de diferentes emoções assim como a apropriação de valores, como por exemplo, solidariedade, bondade, lealdade e honestidade. Entende-se que os livros de histórias infantis podem contribuir para o processo de humanização das crianças na Educação Infantil, contudo enfatiza-se a responsabilidade que tem um educador ao fazer a escolha dos livros. |