Abstract:
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O objetivo desse artigo é apresentar elementos destacados do processo de aplicação de um Projeto de Intervenção Pedagógica, o qual teve como finalidade flexibilizar, por meio de atividades interdependentes o currículo de uma turma de educação infantil, respeitando as necessidades, os interesses e os tempos e espaços das crianças. A organização e implementação do Projeto de Intervenção teve diferentes fases, dentre elas, destacam-se a pesquisa bibliográfica sobre a temática escolhida, o registro das manifestações e interesses das crianças, o planejamento e realização das atividades e o registro delas, observando e anotando as ações e reações das crianças no Diário de Campo. A intervenção foi realizada na turma onde trabalho como professora com vinte e cinco crianças com idade de cinco a seis anos da pré-escola de um Centro de Educação Infantil do Oeste de Santa Catarina. O resultado das intervenções nos ajuda a compreender que a prática educativa, permeada por intencionalidade educativa pode partir de acontecimentos inesperados, necessidades e interesses que aparecem no contexto de interação e assim oportunizar a criança a apropriação do conhecimento historicamente produzido. Além disso, respeitar o espaço e o tempo da infância é trabalhar com a compreensão do currículo flexível. O planejamento do dia a dia do professor mostrou-se como sendo muito mais do que uma receita a ser seguida, exigindo conhecimento, dedicação e compromisso não apenas do professor, mas do sistema educacional a que a instituição está ligada, a fim de garantir padrões de a qualidade na educação infantil. |