Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves, Solange Maria
dc.contributor.author Cremonini, Márcia Warken
dc.date.accessioned 2015-03-12T12:08:11Z
dc.date.available 2015-03-12T12:08:11Z
dc.date.issued 2012-04-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130511
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract Durante muitos anos ou séculos, a brincadeira de faz-de-conta foi vista como algo natural e corriqueiro, assim, não sendo analisada da forma como merecia. Novos contornos são assumidos nesse campo, a partir da inserção de visões e teorias críticas, entre elas a que orienta as reflexões neste artigo: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. Para essa concepção, a brincadeira constitui o evento através do qual a criança se apropria do mundo e faz com que participe do gênero humano. Com base nos pressupostos de Vigotsky, este artigo persegue uma reflexão sobre a importância da brincadeira de papéis sociais ou a de faz-de-conta na Educação Infantil. Tema central da prática educativa com crianças, a brincadeira vem se difundindo não apenas como algo importante para a criança, mas igualmente para os professores da Educação Infantil, sendo concebida, no mais das vezes, como estratégia básica de aprendizagem e desenvolvimento. O que ainda está sendo indagado e tem necessidade de ser observado é o modo como a brincadeira intervém nessa aprendizagem, como a intervenção pedagógica deve ser planejada e quais as mediações possíveis e necessárias para qualificar o desenvolvimento da aprendizagem da criança com a brincadeira de faz-de-conta. pt_BR
dc.format.extent 14 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject brincadeira de faz-de-conta pt_BR
dc.subject desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject intervenção pt_BR
dc.title Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfplcha1ed014.pdf 190.9Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar