A música no processo ensino-aprendizagem na educação infantil.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A música no processo ensino-aprendizagem na educação infantil.

Mostrar registro completo

Título: A música no processo ensino-aprendizagem na educação infantil.
Autor: Baucke, Joseni Passos da Conceição Baucke
Resumo: O presente artigo resultou de um projeto de intervenção pedagógica acerca da temática “Música”, realizado em uma turma da Educação Infantil de um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Chapecó, SC, com crianças de idades variando entre quatro e cinco anos. A execução do projeto de intervenção visou introduzir a música na prática pedagógica não de forma metódica, pronta, estanque, com começo e fim pré-delimitados, mas como um processo em constante desenvolvimento, por meio de aprendizagem dinâmica, instigadora, cotidiana, possibilitando às crianças ouvirem, criarem, sentirem, emocionarem-se, aprenderem, interagirem, e desenvolverem sua cidadania. Foi possível compreender o quanto a música pode contribuir com a formação da criança e consideravelmente com a prática docente. Verificou-se a necessidade de um trabalho continuo com a música, de modo que ela possa demonstrar plenamente seu poder de encantar, envolver, mobilizar, marcar momentos, transformar. A música mostra-se também como um instrumento de trabalho, uma ferramenta facilitadora da exposição de conteúdos diversos de maneira lúdica.
Descrição: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130509
Data: 2012-04-14


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfplcha1ed012.pdf 330.9Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar