Abstract:
|
Este artigo tem como foco o processo de construção de conceitos matemáticos em uma turma de Educação Infantil. Nele serão resgatados alguns dos principais aspectos resultantes do desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica em uma turma de educação infantil com crianças na faixa etária entre quatro e cinco anos. Apresentamos indicativos de como foi o processo de planejamento e implementação de atividades que envolveram a construção de conceitos matemáticos básicos, evidenciando aspectos do processo de observação e registro das intervenções, no sentido de caracterizar como as crianças constroem suas hipóteses e conduzem suas formas de pensar, especialmente quando o assunto tratado refere-se a noções de grandeza e comparações. A análise dos dados acorre à luz da teorização estudada no Curso de Especialização em Educação Infantil. Neste processo observamos importantes construções e inferências realizadas pelas crianças, além de um progresso na compreensão delas nas questões que dizem respeito às noções de grandeza (maior, menor, mesmo tamanho, etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprimento, largura). |