O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.

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O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.

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Título: O ensino de sociologia em duas realidades escolares distintas: o colégio aplicação da UFSC e a Escola de Educação Básica Simão José Hess.
Autor: Tholl, James
Resumo: Este trabalho busca analisar as características estruturantes do ensino de Sociologia em duas realidades escolares distintas: Colégio de Aplicação da UFSC e Escola de Educação Básica Simão Hess, da rede pública estadual de Santa Catarina. A ideia é analisar porque duas escolas consideradas de caráter público e localizadas no mesmo bairro da Trindade, em Florianópolis, convivem com especificidades tão diferentes quanto a condições materiais e pedagógicas do ensino de Sociologia. A investigação se baseou em primeira instância em uma revisão bibliográfica sobre o ensino de sociologia, suas condições históricas e sociais no Brasil. Em um segundo momento nas observações e na regência em sala de aula, assim como o questionário aplicado aos alunos, com a finalidade de conhecer aspectos socioeconômicos, assim como culturais, de seu perfil. O trabalho também se baseou em entrevistas semi-estruturadas com os professores de Sociologia e diretor, para investigar sua formação acadêmica, condições de trabalho, vínculo contratual etc. E por último, foi realizada uma pesquisa documental, especialmente voltada para conhecer o Projeto Político Pedagógico das escolas.This paper seeks to analyze the structural characteristics of the teaching of sociology in two different school realities: College Application UFSC and Basic School Simão Hess, the public state of Santa Catarina. The idea is to analyze why two schools considered public and located in the same neighborhood character of the Trinity, in Florianópolis, with specificities coexist as different as materials and pedagogical conditions of teaching of Sociology. The research was based in the first instance on a literature review on teaching sociology, historical and social conditions in Brazil. In a second step in conducting the observations and in the classroom, as well as the questionnaire given to students in order to meet socio-economic aspects, as well as cultural, profile and semistructured interviews with teachers of Sociology and Director, to investigate his academic training, working conditions, type of employment etc. And lastly, documentary research, especially focused to meet the Education Policy Project of the schools was held.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130488
Data: 2015-03-11


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