Abstract:
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Este artigo tem como objetivo discutir a importância da organização e implementação de processos avaliativos nas práticas educativas contribuindo na apropriação do conhecimento das crianças. Neste sentido, o texto busca abordar a questão da avaliação a partir da intencionalidade educativa que ela tem, tendo em vista agregar e colaborar no processo de desenvolvimento das crianças. Para tanto, serão trazidos aqui elementos construídos durante o desenvolvimento de um Projeto de Observação Pedagógica. Este projeto ocorreu em uma turma de crianças da educação infantil, com faixa etária de quatro anos e teve como principal objetivo: analisar a prática avaliativa desenvolvida na turma, elencando seus elementos constitutivos. O registro do processo de avaliação que acontecia na turma se deu por meio do Diário de Campo, além deste instrumento, houve a construção de um questionário semiestruturado, dirigido à professora da turma, no qual o foco foi a avaliação. Serão abordados neste artigo os elementos caracterizadores do processo de avaliação encontrados na realidade observada. A análise dos dados foi feita a partir de uma perspectiva de avaliação mediadora, com subsídio principalmente nos escritos de Jussara Hoffmann, Celso Vasconcellos e Cipriano Luckesi. |