Abstract:
|
Este trabalho visa os pressupostos para elaboração do plano estratégico da empresa Fortlight Matérias Elétricos e Hidráulicos Ltda, considerando o período de 2006 a 2008. Realizou-se uma análise do ambiente interno onde foram identificados seus pontos fortes e fracos, o estabelecimento da missão organizacional e objetivo. Análise dos índices financeiros, com o objetivo de conhecer a situação financeira da organização. Análise do ambiente externo, estabelecendo as oportunidades e ameaças, ou limitações da organização. Foram elaboradas estratégias que proporcionam a organização combinar pontos fortes e fracos com as oportunidades e ameaças do ambiente. A metodologia utilizada se enquadra em uma abordagem predominantemente qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso. A coleta de dados e informações foi obtida através de entrevistas informais, observação e consulta a documentos da empresa. Diante disso, foi traçado diretrizes para definição de um plano estratégico visando aumento no volume de vendas. A constante revisão e atualização dos objetivos estabelecidos se apresentam essenciais para a otimização dos resultados a serem alcançados. |