Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo analisar as pratica de responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva através de um estudo na JPF Empreiteira de Mão de Obra, empresa situada em Florianópolis SC. O estudo aborda inicialmente os conceitos de ética empresarial, responsabilidade social e base teórica da influência da responsabilidade social sobre a competitividade. Em seguida são apresentados os procedimentos metodológicos adotados para realização deste estudo. Este trabalho é caracterizado por uma abordagem qualitativa e para atingir seus objetivos utilizou-se as pesquisas exploratória e descritiva, além de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através do método de entrevista não estruturada do tipo focalizada para os dados primários e pesquisa documental em documentos e relatórios da empresa para dados secundários trabalho é concluído apresentando as vantagens competitivas, geradas a partir da adoção de um comportamento socialmente responsável, nas relações com os principais grupos de stakeholders: Clientes, Fornecedores, Colaboradores e Concorrentes. Por fim o presente trabalho ainda mostra a possibilidade de a empresa promover o desenvolvimento social, sem fugir de seu principal objetivo, gerar lucro. |