Abstract:
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O objetivo do presente trabalho é analisar o impacto da Acreditação Hospitalar no processo de planejamento e qualidade na Gestão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Para o alcance do objetivo norteador, primeiramente, foram coletados dados secundários nos documentos da organização e na literatura referente a planejamento, qualidade e Acreditação Hospitalar. Num segundo momento, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas compostas por questões abertas não disfarçadas com os cinco diretores do hospital e a gerente de qualidade. A observação também contribuiu para os resultados desta pesquisa qualitativa descritiva. O processo de conquista da certificação de Acreditado com Excelência no Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi lento, durando cinco anos, e necessitou de constantes mudanças. Dentre os aspectos importantes observados e analisados destaca-se que através do programa da Acreditação Hospitalar a organização padronizou suas normas, rotinas e procedimentos; conscientizou os seus colaboradores para a importância do trabalho em equipe; proporcionou para a alta direção uma visão sistêmica da organização; inseriu o controle da qualidade; possibilitou a mensuração de indicadores; aumentou a segurança operacional, a satisfação do cliente interno e externo, e a qualidade das informações, entre outros. Tais aspectos acarretaram em melhorias significativas para o processo de planejamento e qualidade do Hospital no que diz respeito a sua elaboração, aplicação, e correção, quando necessário. Vale ressaltar que uma área especifica para a qualidade surgiu na organização, visando à conquista dessa certificação. |