Interatividade educacional cibernética no ensino da sociologia de uma escola pública de educação básica

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Interatividade educacional cibernética no ensino da sociologia de uma escola pública de educação básica

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Título: Interatividade educacional cibernética no ensino da sociologia de uma escola pública de educação básica
Autor: Magalhães, Ayrton de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Licenciatura – TCL está pautado na realização de um artigo, no qual se pretende estabelecer um estudo das pesquisas efetivadas durante as experiências obtidas ao longo da graduação em Ciências Sociais, quando Admitido em Caráter Temporário (ACT), pela secretaria de Educação de Santa Catarina. Desta forma, contratado na função de professor de Sociologia, na rede pública da grande Florianópolis, pude exercer a mediação entre o conhecimento acumulado historicamente pela sociologia, na formação dos alunos, e sobre essa experiência é que se desenvolveu esta reflexão sobre a inserção de tecnologia no cotidiano escolar, procurando entender como se processa a interatividade dos alunos com relação ao uso da Internet, sobretudo com a utilização do Facebook, como instrumento de “interatividade cibernética cultural”, utilizada como ferramenta pedagógico-didática no ensino-aprendizagem, para então discutir qual o sentido na apropriação dos meios de comunicação de massa interativos no contexto educacional, o qual passa por um processo inexorável de transformações tecnológicas. Este projeto foi orientado por princípios correlatos à noção mínima de democratização do conhecimento, tendo em vista que na atuação como docente o pesquisador atuou no sentido de que os educandos se percebessem como protagonistas na construção coletiva dos saberes. Outro aspecto a se destacar diz respeito é a utilização do instrumental da pesquisa-ação participativa, o qual garantiu o distanciamento suficiente à reflexão que se pretendeu sobre um campo extremamente imbricado com o fazer profissional do pesquisador. Outra característica pertinente desta pesquisa é o relacionamento recíproco entre pesquisa na prática aprimorada da sala de aula, por meio da qual se pode compreender a praxis, mas também se obtém uma compreensão mais racional da rotina educacional, de modo que o desenvolvimento é o seu contexto, o meio e a finalidade principal da compreensão, ou seja, com a pesquisa-ação se possibilita o estudo de uma situação social com o intuito de melhorar a qualidade da ação dentro de seu próprio contexto. Entre os resultados obtidos destaca-se: prática social da criação dos Grupos de Interatividade Cultural esteve aquém das expectativas do professor, revelando ínfima agência dos educandos; além da quase total inadimplência na participação espontânea, os alunos em sua totalidade realizaram suas tarefas acadêmicas utilizando o método copiar e colar, e não houve sequer a curiosidade como inquietação indagadora, tampouco existiu a autoconsciência da realidade social; resultando na confirmação das teses que conformam a educação ao poder da dominação tecnológica como recurso do entretenimento à boa parte dos jovens.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130415
Data: 2015-03-10


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