Abstract:
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O presente trabalho tem como objetivo trazer à cena a memória teatral de Florianópolis entre as décadas de 1960 e 1970, tendo como eixo central o processo de profissionalização do teatro. Utilizando-se da fórmula cidade, teatro e sociedade, a primeira parte contempla o panorama teatral e social nacional, mais especificamente, do eixo Rio-São Paulo; considerando o período de o governo militar da época, com destaque às questões circundantes: a maior politização dos artistas, o nível de liberdades tanto na linguagem da imprensa como das artes da cena, e os mecanismos de controle com o uso da censura. Logo, o período de maior politização do movimento cultural artístico teatral resulta na busca por reconhecimento e profissionalização da categoria no Brasil. A segunda e terceira parte busca refletir sobre como ocorreu o processo de profissionalização na capital catarinense: de intercâmbio com o “caldo cultural” do eixo-Rio São Paulo; da transição do teatro amador ao profissional; da existência de uma crítica teatral especializada local, e da formação de um público florianopolitano. São aspectos que caracterizam em sua gênese, o processo de autonomia teatral na Ilha, e configura um ciclo marcante que não deve se ausentar à memória teatral florianopolitana. |