Abstract:
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A presente pesquisa, realizada em nível de especialização (lato sensu), teve por objetivo identificar quais as principais indicações da Legislação Brasileira e dos documentos oficiais para a sistematização do currículo/proposta pedagógica para a creche e a préescola. Para sua realização analisou-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009f), e dos referidos documentos oficiais: Critérios para o atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças (BRASIL, 2009b), Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil v.2(BRASIL, 2006d) e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009e). Para sua realização foram utilizados procedimentos metodológicos relacionados à análise de conteúdo, entre os quais destaca-se a configuração dos dados em torno de categorias de análise. Por intermédio desse estudo, observou-se que a estruturação de um currículo/proposta pedagógica para a creche e a pré-escola exige a articulação de um conjunto amplo de procedimentos e ações, tendo em vista o caráter multifacetado dos processos relacionados ao cuidado e a educação de crianças pequenas e, ainda pela função sociopolítica que a creche e a pré-escola ocupam no atual contexto da sociedade brasileira. |