Abstract:
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O presente trabalho tem como objetivo analisar as formas de organização do trabalho docente no atendimento pedagógico de crianças com diagnóstico de autismo em um Centro de Educação Infantil-CEI do município de Florianópolis. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos como proposta metodológica, a análise de documentos norteadores da Rede Municipal de Florianópolis, cotejando com documentos oficiais nacionais das áreas da educação infantil e da educação especial, como por exemplo: as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e com pesquisa bibliográfica. Como forma complementar as análises dos documentos aplicamos um questionário nos professores, com perguntas semi-estruturadas, para saber se tinham experiências com crianças com diagnóstico de autismo. Este questionário teve como propósito corroborar com as discussões em relação ao atendimento das crianças com autismo na educação infantil da Rede Municipal de Florianópolis, comparando o que era proposto pela Prefeitura e o que se efetivava na escola. A partir das análises chegamos a algumas considerações: a Prefeitura tem como perspectiva a educação inclusiva para todos os sujeitos, especificamente na educação especial, mas a formação continuada oferecida na área da educação especial é somente para os professores da área da educação especial; as crianças com diagnóstico de autismo dependem exclusivamente de professor auxiliar de educação especial, já que as orientações da sala de multimeios são direcionadas a estes profissionais e excassas. E por fim, a necessidade de mais subsídios teóricos e metodológicos para os professores que atuam em sala de aula com crianças com diagnóstico de autismo. |