Abstract:
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A presente pesquisa tem por objetivo apresentar as diferentes nuanças do processo de formação artístico-cultural dos professores da Educação Infantil e apontar como tal formação afeta o trabalho cotidiano com as crianças. Neste estudo a trajetória seguida foi de uma reflexão inicial sobre a arte, um pouco da sua história e os diferentes caminhos que ela percorre, destacando, desta maneira, a importância da arte na formação do ser humano. Cabe mencionar que a pesquisa bibliográfica se utilizou de outras vozes (pesquisadores) que com seus estudos trouxeram grandes contribuições para a discussão. O trabalho teceu reflexões sobre o papel do professor de Educação Infantil, bem como algumas possibilidades de trabalho com a arte para a faixa etária de 0 a 3 anos de idade.Trouxe ainda o debate de questões referentes a formação, não só institucional, mas também questões sobre as condições objetivas de trabalho e de acesso aos bens culturais na nossa sociedade. Ao final são referendados alguns registros de situações vivenciadas no cotidiano das instituições de Educação Infantil na qual a autora do trabalho atuou como professora, caracterizando um cenário de pesquisa-ação. |