Abstract:
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O objetivo desta pesquisa é analisar o documento “Orientações Sobre o Sono na Educação Infantil”, elaborado pela Secretaria Municipal de Florianópolis – Diretoria de Educação Infantil, a partir da interpretação de um grupo de profissionais de uma creche. Como metodologia de pesquisa optou-se por um estudo qualitativo, através da aplicação de um questionário a seis profissionais que atuam com grupos de crianças com faixa etária de zero a cinco anos. O questionário continha 19 perguntas, sendo que três eram dissertativas, em torno de aspectos concernentes a estruturação e planejamento de ações para o atendimento da necessidade ou não de descanso ou sono das crianças a partir das orientações contidas no referido documento. A análise ocorreu alicerçada pelo aporte teórico da Pedagogia da Infância, tendo como ideia central a criança como sujeito social de direito e participante do seu processo educativo. De acordo com o relato das profissionais, o momento do sono nas instituições de educação infantil faz parte da rotina das crianças e tais como outras ações acabam por se tornar automática, muitas vezes sem reflexões acerca de seu planejamento. O referido documento, encaminhado pela Secretaria da Educação do Município no ano de 2010, é pouco utilizado pela instituição pesquisada. As entrevistas indicam a permanência de rituais que desconsideram as características singulares das crianças, bem como o desejo destas de querer ou não dormir. Tais indicações se contrapõem as orientações curriculares em torno das ações do sono, proferido pela Secretaria Municipal de Educação. Um dos indicativos apontados pelas profissionais para não efetivação das orientações concerne a estrutura física e humana da instituição. |