Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo de investigar o uso do jogo dinâmico no processo de aproximação da linguagem escrita na educação infantil. A pesquisa buscou comparar a identificação e a escrita do próprio nome pelas crianças antes e depois das práticas especificas nas aulas de Educação Física. Foram observadas duas turmas do ano final da educação infantil da rede pública de Florianópolis. A metodologia envolve um estudo de caso, configurando uma pesquisa qualitativa. O desenvolvimento deste trabalho expressa como ocorrem ás práticas de alfabetização dinâmica, descrevendo suas atividades e estratégias, para então analisar os resultados encontrados. Na capacidade de identificação do próprio nome, das quarenta e quatro crianças pesquisadas, vinte e nove não reconheciam nenhuma letra, doze estavam em um estágio intermediário e apenas três sabiam todas as letras do nome. Ao final, apenas duas crianças não reconheciam nenhuma letra, vinte e cinco estavam em um estágio intermediário e sabiam todas as letras do nome. Referente à capacidade de escrita, das quarenta e quatro crianças, onze não escreviam nenhuma letra do próprio nome. Vinte e sete estavam em um estágio intermediário e apenas seis conseguiam escrever corretamente o próprio nome. Ao final, apenas uma ainda não escrevia nenhuma letra; dezesseis estavam em um estágio intermediário e vinte e sete crianças conseguiram escrever corretamente o próprio nome. As considerações finais evidenciam resultados positivos resultantes da alfabetização dinâmica, destacam o interesse das crianças pelas atividades e a aprovação da prática pelos profissionais que acompanharam sua aplicação. |